Menu
“Guardiã do Horto” coleciona histórias em seus 80 anos de Colina

“Guardiã do Horto” coleciona histórias em seus 80 anos de Colina


Construída há quase cinco décadas, a estátua do Padre Cicero, na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, tornou-se símbolo de uma região marcada pela fé e devoção. No entanto, antes mesmo da construção do Monumento, a Colina do Horto já abrigava inúmeras pessoas, uma delas, residente até os dias atuais.

DSC_6526Dona Luiza tem o privilégio de residir no Casarão há exatas oito décadas. A paraibana de nascença e cearense de coração, ao longo dos anos ficou conhecida como a “Guardiã do Horto”. Aos seus 92 anos, ela esbanja vivacidade e coleciona uma infinidade de histórias, muitas delas, sobre o Padre Cícero.

Luiza Maria dos Santos vive ao lado do Casarão que abriga o Museu Vivo do Padre Cícero e é mantida sob os cuidados de duas funcionárias contratadas exclusivamente para tal função. Ela é a única viva entre as “beatas” que chegaram para morar na casa de descanso de Padre Cícero, em 1935. Entretanto, ela faz questão de rejeitar o título de “beata”.

“Sou devota de Deus, do Sagrado Coração de Jesus, e grande amiga do Padre Cícero”, ressalta. A divertida Senhora possui um passatempo preferido: compartilhar suas experiências de vida com quem visita à Colina. A “Guardiã do Horto” conta que chegou à Colina aos 12 anos, um ano depois da morte do Padre Cícero.

DSC_6537Saudosista, ela recorda – com impressionante riqueza de detalhes – as muitas histórias envolvendo o “Padim” e cobra: “Ele já deveria ter sido beatificado e canonizado”. Os assuntos fluem e Dona Luiza levanta-se da sua cadeira, segue em passos lentos – com auxilio de sua bengala – até seu quarto e regressa com dezenas de fotos nas mãos.

Ali encontra-se um tesouro. Orgulhosa, ela mostra os inúmeros registros fotográficos feitos com famosos que visitaram o Horto e diz “conheci todo mundo”. Dentre as celebridades, a simpática senhora elege seus favoritos. “O Padre Reginaldo [Manzotti] é ótimo.. A Casé?! Ah, ela é doida”, brinca, referindo-se a artista global Regina Casé.

Assessoria de Comunicação
Horto do Padre Cícero



Eventos

  TOPO