Menu
Há 145 anos Cícero Romão Batista era ordenado Padre

Há 145 anos Cícero Romão Batista era ordenado Padre


O dia 30 de novembro é uma data histórica para os devotos do patriarca juazeirense. Hoje completa 145 anos da ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista. O sacerdote foi ordenado em cerimônia solene na Igreja do Seminário da Prainha, na capital cearense. A missa de ordenação foi presidia pelo Bispo Dom Luiz Antônio dos Santos, o primeiro bispo do Estado.

Após sua ordenação, o Padim retornou ao Crato e, enquanto o bispo não lhe dava paróquia para administrar, ficou a ensinar latim no Colégio Padre Ibiapina, fundado e dirigido pelo professor José Joaquim Teles Marrocos, primo de Padre Cícero.

O religioso celebrou sua primeira liturgia em 08 de janeiro de 1871, na Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Penha, na cidade do Crato. Ao final daquele mesmo ano, quase 11 meses após sua ordenação, Padim Ciço celebrou sua primeira missa no então vilarejo de Juazeiro, que viria a se tornar a terceira maior cidade do Estado, muito graças aos feitos do religioso.

A celebração em Juazeiro do Norte aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Dores, na noite de Natal do ano de 1871. Quatro meses depois, Padre Cícero se mudaria em definitivo para residir em Juazeiro, atualmente conhecida como a Capital da Fé, atraindo cerca de dois milhões de devotos por ano.

A administradora do Horto do Padre Cícero, Carmina Freitas, ressaltou a importância da data lembrando que o religioso “além de ter exercido papel de extrema relevância no âmbito católico, também foi um homem visionário, preocupado com o povo sertanejo e com a natureza, inclinado a buscar uma vida melhor para os mais humildes, pautando sempre a fé em Deus”.

Assessoria de Comunicação
Horto do Padre Cícero



Eventos

  TOPO