skip to Main Content
(88) 3511 - 6006          Rua do Horto, S/N, Colina do Horto, Casarão do Padre Cícero

Horto do Padre Cícero e defesa da mãe terra

Por: Francisco Mário (Jornalista)

O romeiro que visita o Horto do Padre Cícero, encontra neste lugar, um espaço propício para meditação e comunhão com Deus. O complexo, além das estruturas que expressam fortemente o catolicismo, carrega consigo, marcas da fé romeira, aspectos culturais e uma expressiva dimensão ecológica.

 

Frondosa árvore, nas proximidades da Igreja do Senhor Bom
Jesus do Horto, popularmente chamada de “pé de tambor”.

A ecologia para o Padrinho era uma característica que não poderia ser ocultada em sua atuação pastoral e social. O Padre Cícero Romão Batista foi um importante agente de transformação socioambiental, especialmente através de seus conselhos e ações protagonistas.

Entre os mais importantes conselhos do Padrinho, estava o cuidado com o meio ambiente. O Padre Cícero compreendia que, a qualidade da vida humana depende das relações estabelecidas com as obras da criação, expressões vivas do amor de Deus.

 

Neste mês de fevereiro, a Obra Salesiana Horto do Padre Cícero fez memória aos ensinamentos do Padrinho, aos atuais direcionamentos da Igreja Católica e as demandas do mundo contemporâneo. Precisamos cuidar da “Mãe Terra”.

Plantio de mudas de árvores, no complexo do Horto. Seguindo os conselhos do Padrinho.

Reforçando a cultura ecológica da Instituição, no mês de fevereiro, a Família Salesiana de Juazeiro do Norte, esteve unida, no plantio de mudas de árvores. Essa ação integra o projeto de plantio de 150 árvores em comemoração aos 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista, celebrada em novembro de 2020.

                                                Padre Nonato (Diretor das Obras Salesianas em Juazeiro), durante a celebração da vida e plantio de árvores no complexo do Horto.  

 

   

Irmãs da Caridade de Jesus, durante a celebração da vida e plantio de árvores no complexo do Horto.

 

O padre Cícero Oliveira, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e diretor da Rádio FM Padre Cícero 104,5, em Juazeiro do Norte, participou do momento e relatou que, a atitude de plantar árvores na Colina do Horto demarca esse espaço, como lugar também, de encontro com a natureza.

Participantes da celebração da vida e plantio de mudas de árvores no complexo
do Horto do Padre Cícero.

O complexo, compreende quilômetros de áreas reflorestadas, com árvores de diferentes espécies, e de maneira especial, plantas características do território caririense.                                                                                 

Back To Top