Horto

Inspetor Salesiano celebra Renovação ao Sagrado Coração de Jesus, no Casarão do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE

As Renovações ao Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte-CE, foram
propagadas pelo Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista e fazem parte da
cultura católica popular nesta cidade.

     Na tarde da última terça-feira, dia 19, o Inspetor Salesiano do Nordeste, padre Francisco Inácio, celebrou a Renovação ao Sagrado Coração de Jesus, no Casarão do Padre Cícero, Horto, em Juazeiro do Norte-CE. O Horto do Padre Cícero é uma obra salesiana e o principal ponto turístico de Juazeiro, onde estão localizadas, entre outras estruturas, a Estátua do Padre Cícero, o Casarão (Museu Vivo) e a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto que será dedicada no próximo dia 03 de fevereiro.

 

Foto: Obra Salesiana Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE. Fonte: Arquivos da
Instituição.

 

     Em Juazeiro, a Renovação ao Sagrado Coração de Jesus é uma tradição cultural popular que foi motivada pelo Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. Anualmente, muitas das famílias católicas, desta cidade, promovem em suas casas, a Renovação. Esta celebração, que conta com expressões rituais próprias, é uma forma popular de expressar que Jesus é o coração das famílias e dos lares. Para o momento, são convidados amigos e familiares que rezam o rito, conduzido, geralmente, por um leigo.

 

Foto: Tradicional “Sala do Sagrado Coração de Jesus” do Casarão, um espaço dedicado à
oração. Muitas casas, em Juazeiro, possuem a “Sala do Coração de Jesus ou Sala do Santo”,
uma espécie de capela onde são colocadas as imagens de devoção e geralmente, nestas salas,
são celebradas as renovações.

 

     Junto ao padre Inácio, a celebração contou com a presença do padre Francisco Ataíde, SDB, coordenador pastoral do Horto, além dos convidados, pessoas da Comunidade local, devotos e romeiros do padre Cícero.

O padre Inácio, destacou que:

“Esta celebração é uma expressão da piedade popular. É no dia da renovação que, ao redor dos convidados, a família renova a sua dedicação a Deus e o compromisso com a fé. Ainda na ocasião, há a partilha fraterna do alimento. São sinais muito bonitos incentivados pelo próprio padre Cícero”.

     Após a celebração, realizada no Casarão, os convidados participaram da partilha do tradicional “café do santo”, lanche que é servido após as renovações e geralmente é composto por: café, chá, bolos e biscoitos. No Casarão do padre Cícero, a Renovação ao Sagrado Coração de Jesus acontece todos os anos, em 19 de dezembro.

Por: Francisco Mário de Sousa Silva

(Assessor de Comunicação do Horto do Padre Cícero)