Menu
Morre o idealizador da Estátua Padre Cícero, Mauro Sampaio

Morre o idealizador da Estátua Padre Cícero, Mauro Sampaio


Morreu na manhã desta terça-feira (06), aos 88 anos, o idealizador da Estátua do Padre Cícero, José Mauro Castelo Branco Sampaio. O Doutor e líder político de Juazeiro do Norte estava internado em São Paulo, no Hospital do Coração. Mauro Sampaio morreu em virtude de complicações de um pós-cirúrgico, para retirada de um câncer no intestino.

imagem 1 - pe. cicero

Construção da estátua do Padre Cícero, em 19967

Mauro Sampaio foi prefeito de Juazeiro por dois mandatos (1967 e 1996) e Deputado Federal por cinco legislaturas consecutivas, entre os anos 1975 a 1995. Dr. Mauro tornou-se respeitado no meio público por suas grandes contribuições à cidade. Uma de suas obras mais importantes, segundo sua própria avaliação, foi a construção da estátua do Padre Cícero, na Colina do Horto.

O monumento feito para “homenagear o sacerdote” tem 27 metros de altura e foi esculpido por Armando Lacerda em 1969, sendo inaugurada em 1° de novembro do mesmo. A Colina do Horto, mais tarde, viria a se tornar um dos principais pontos religioso do Brasil.

Mauro Sampaio, admirador dos Salesianos, deixou outras marcas importantes, no esporte e educação, por exemplo. Construiu o Estádio Mauro Sampaio, mais conhecido por “Romeirão”, inaugurado em 1970. Em sua segunda administração, o ex-prefeito criou o polo universitário, incentivando a chegada da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte.

imagem 2- pe. ciceroA administradora da Colina do Horto, Carmina Freitas, expressou seu “profundo pesar pelo falecimento do ilustre cidadão e benfeitor Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio”. Carmina lembra que Dr. Mauro “muito trabalhou pelo engrandecimento de toda a região do Cariri, em especial do Juazeiro do Norte”. A administrador acrescenta que “dentre os cidadãos cearenses, Mauro Sampaio foi aquele que prestou a maior homenagem ao Patriarca do Nordeste, quando edificou a estátua do Padre Cícero, que viria a se tornar conhecida e visitada por peregrinos de todo o Brasil e do exterior”.

A nota de pesar finaliza externando “sinceros votos de condolências dos Salesianos à família enlutada de Dr. Mauro Sampaio”.

O padre Antenor de Andrade Silva também se mostrou consternado com a morte do ex-prefeito de Juazeiro do Norte. “Hoje amanheci com um não sei o quê, que me deixou o dia todo não sei como. Não sabia se tristeza, ou expectativa de algo que não gostaria que acontecesse. No decorrer da tarde esse algo apareceu, Dr. Mauro Sampaio deixava o mundo do tempo e entrava nos mistérios da Eternidade, nossa vivenda final e por todo o sempre”.

O religioso lembra que Mauro Sampaio foi um “líder valoroso, um médico excelente e caridoso”. “Contemplando com o Padre Cícero e outros santos as maravilhas de Deus, interceda por seus amigos terráqueos e pela elevação aos altares do fundador da grande cidade caririense: Juazeiro do Norte”, conclui a carta enviada pelo Padre Antenor.

Assessoria de Comunicação
Horto do Padre Cícero



Eventos

  TOPO