skip to Main Content
(88) 3511 - 6006          Rua do Horto, S/N, Colina do Horto, Casarão do Padre Cícero

Obra Salesiana Horto do Padre Cícero realiza romaria virtual

Por: Francisco Mário (Assessor de Comunicação no Horto)

     Entre os dias 17 e 20 de julho, a Obra Salesiana Horto do Padre Cícero, localizada em Juazeiro do Norte, CE, promoveu a romaria virtual, em memória aos 87 anos de vida eterna do Padre Cícero Romão Batista (1844-1934), com o tema: “pela obediência a Deus, Padre Cícero foi fiel ao projeto do reino”.

     O sacerdote, considerado santo por seus romeiros, foi homenageado em uma dinâmica programação que incluiu: terços mariano, celebrações da santa missa, lives temáticas e a edição especial de um programa de rádio, em sua homenagem, em parceria com a Rádio FM Padre Cícero 104,5 que também faz parte das obras salesianas nesta cidade.

     Em 2021, esta tradicional romaria não pode ser realizada com o público previsto, de forma presencial, em decorrência da pandemia da Covid-19 e em conformidade com os direcionamentos sanitários municipal. Todavia, um número limitado de fieis interagiram com espaços do complexo do Horto.

Fieis, durante momento de oração, nas proximidades da estátua do Padre Cícero.

   

     O Padre Raimundo Nonato, diretor da obra salesiana de Juazeiro, ressaltou: inicialmente estávamos planejando uma romaria híbrida, com atividades presenciais e virtuais, mas seguindo as determinações do governo municipal, repensamos essa programação.

     Com o avanço da vacinação no país, a expectativa é que para as próximas romarias, previstas no calendário anual de romarias, haja maior flexibilização no atendimento aos romeiros. No Horto, além das orientações sobre o combate a Covid-19, existe o controle de atendimentos aos visitantes, seguindo as determinações governamentais. Também, no Complexo, estão disponíveis pias com água e sabão e álcool em gel para que os visitantes higienizem as mãos.

     Padre Cícero Romão Batista, nasceu na cidade do Crato, CE em 1844, todavia em Juazeiro, cidade por ele fundada, desenvolveu sua atuação pastoral que marcou significativamente a história da cidade e da fé do povo nordestino. O sacerdote também foi responsável por motivar a chegada e permanência dos salesianos em Juazeiro. Hoje, a obra salesiana de Juazeiro integra um complexo de estruturas, entre elas: o Colégio Salesiano São João Bosco, o Horto do Padre Cícero, a Rádio FM Padre Cícero e o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Back To Top