Romaria do Ciclo Natalino


Um momento especial para visitar a terra do Padre Cícero. Assim, muitas pessoas se referem à visita realizada durante a “Romaria do ciclo natalino”, em Juazeiro. A movimentação na cidade durante o mês de dezembro se intensifica, principalmente na semana que antecede o Natal. São visitantes dos estados do Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas. Até o final do mês devem circular pela cidade, segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias, cerca de 200 mil pessoas.

E essa não é uma estimativa fácil. Durante todos os dias do mês chegam e saem romeiros da cidade. As visitas aos locais considerados sagrados pelos romeiros acontecem principalmente no Horto, Santuário de Nossa Senhora das Dores e na Capela do Socorro. Muitos ranchos, pousadas e hotéis estão com lotação esgotada. É uma temporada em que os santeiros investem mais nos produtos, para esquentar as vendas, em baixa desde a Romaria de Finados, a última grande do ano, que atrai cerca de 500 mil pessoas, em quatro dias.

Mas, não só o comércio e os locais sagrados são receptivos para os romeiros. Os museus, principalmente o São José, casa onde morou o Padre Cícero, e também um dos locais com estrutura simples, é um atrativo para os peregrinos. No local, os fiéis têm a oportunidade de adquirir lembranças e conhecer objetos que pertenceram ao Padre Cícero, a exemplo de livros que faziam parte de sua biblioteca particular, dentre outros atrativos.

Anterior Romaria do Dia de Reis
Próximo 2ª Semana do Advento - Quarta-feira