skip to Main Content
(88) 3511 - 6006          Rua do Horto, S/N, Colina do Horto, Casarão do Padre Cícero

São João Bosco – 31 de janeiro

São João Bosco – 31 de janeiro

Por: Francisco Mário (Jornalista)

A Obra Salesiana Horto do Padre Cícero, em comunhão com toda a Congregação Salesiana e com a Igreja Católica mundial, celebra neste domingo, 31 de janeiro, o dia dedicado ao nosso amado Dom Bosco, fundador da Congregação. A Deus, rendemos graças por Dom Bosco, esse testemunho de santidade que até hoje, continua gerando frutos para o Reino de Deus.

Imagem de São João Bosco, exposta na Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto

Pequena Biografia/ Texto: Canção Nova

“Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815 e muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Também, sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve.

Programação da Romaria Online de Nossa Senhora das Candeias

Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal.

Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, que se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido.

Dom Bosco, criador dos oratórios, e por meio destes, as catequeses e orientações profissionais foram surgindo, para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Dom Bosco, também assim o foi, para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu, mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão. São João Bosco, rogai por nós!”.

Back To Top