São muitos e expressivos os aspectos que marcam a história do Padre Cícero Romão Batista.
Em 1844 nascia, na cidade do Crato-CE, um dos principais personagens da história do Nordeste e do Brasil como um todo, Cícero Romão Batista, conhecido como “Padim Ciço”.
Filho do comerciante Joaquim Romão Batista e da dona de casa, Joaquina Vicência Romana (dona Quinô), o Padre Cícero, desde criança, mostrou virtudes de fé e teve um expressivo desenvolvimento social, cultural e intelectual.
Padre Cícero foi ordenado sacerdote no ano de 1870, com apenas 26 anos de idade. Em abril de 1872 passou a residir em “Tabuleiro Grande”, atual Juazeiro do Norte-CE, onde protagonizou os principais processos de construção desta cidade e desempenhou uma intensa atividade pastoral, social e política, gerando efeitos positivos na vida multidões de nordestinos. Padre Cícero faleceu em 1934 com “fama de santidade”, mas somente em 2022 foi iniciado o seu processo de beatificação.
Em 2023, através da Lei de Nº 14.693, de 10 de outubro de 2023, teve o seu nome inscrito no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.