Por: Francisco Mário (Jornalista)
E no Sertão nordestino, um sacerdote fez história: Padre Cícero e os seus 150 anos de ordenação sacerdotal
A Família Salesiana, em Juazeiro do Norte-CE, assim como toda a Diocese de Crato e a “nação romeira”, celebram em uma única voz, os 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista. A culminância das festividades, aconteceu no último dia 30 de novembro, em memória ao sim, que o “Padim do Povo” disse a Deus, ao ser ordenado sacerdote, em 30 de novembro de 1870.
Padre Cícero Romão Batista. Foto: Arquivo histórico
O Padre Cícero Romão Batista, nasceu na cidade do Crato-CE, em 24 de março de 1844 e durante toda a sua vida, exerceu com dignidade, o seu compromisso com Deus e com o próximo. Em uma realidade sofrida, essa figura histórica se tornou um padrinho para o povo e passou a ser amplamente reconhecido por suas virtudes.
Padre Nonato, diretor das Obras Salesianas, em Juazeiro do Norte-CE, menciona que, as festividades dos 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero, contou com uma programação diversa que envolveu diferentes atores, santuários e instituições. Salientou ainda que, a programação teve duração de um ano e refletiu, como tema central, uma mensagem que marcou a vida do Padre Cícero: “E tu, Cícero, toma conta deles”. Tais palavras, estavam presentes em um sonho, que motivou a ação pastoral do Padre Cícero. Nesse sonho, Jesus, confiava ao jovem sacerdote, a missão de cuidar daquele povo.
Logomarca do ano jubilar em comemoração aos 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero.
Padre Nonato, salienta ainda que: ” A Família Salesiana de Juazeiro do Norte, quer fazer essa homenagem. Estamos aqui, nesse território, motivados pela ação do Padre Cícero. Ele, conheceu as obras de São Francisco de Sales e de Dom Bosco, assim como, a atuação dos Salesianos e foi um dos grandes motivadores da vinda da Congregação para essa cidade”.
Pesquisadores, romeiros e devotos, também prestam a sua homenagem. Fagner Andrade (romeiro e pesquisador) da cidade de Salgadinho-PE, salienta que: as comemorações dos 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero é um ato simbólico de grande importância: “o Padre Cícero dedicou-se por esse povo, não apenas ao povo de Juazeiro e da Região do Cariri, mas de todo o Nordeste e do Brasil”.
Para José Carlos (romeiro e pesquisador) de Surubim-PE, o Padre Cícero foi uma pessoa simples, que se importava com o todo, além de ter sido um servo fiel ao seu compromisso com a Igreja Católica.
Estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE. Foto: Francisco Mário
São muitos os depoimentos que tratam sobre o Padre Cícero, os quais, fornecem compreensões importantes acerca da fé do povo nordestino. Viva o Padre Cícero!