Horto

Nota de pesar pela passagem a vida eterna de Maria Helena Silva Oliveira

Nota de PesarCom profundo pesar, comunicamos o falecimento de Maria Helena Silva de Oliveira, mãe do Padre Cícero Oliveira, SDB, e tia da colaboradora Aitala Maria. Em nome de toda a Comunidade Salesiana de Juazeiro do Norte (CE), expressamos a nossa profunda solidariedade aos familiares e amigos de dona Helena. “Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso entre os esplendores da luz perpétua. Descanse em paz. Amém!” O velório terá início hoje, dia 2, às 16h00, e a missa de corpo presente será realizada amanhã, dia 3, às 08h30, ambos na capela de São Francisco, no Sítio Mangueira. Em seguida, ocorrerá o sepultamento no Cemitério do Socorro.

Obra Salesiana de Juazeiro do Norte lança programa da Romaria de 90 anos do falecimento do Padre Cícero Romão

Nesse domingo, 16 de junho, a Obra Salesiana de Juazeiro do Norte – Ceará, divulgou a programação oficial da Romaria de 90 anos da passagem do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista. A programação terá cinco dias, iniciando em 16 de julho e finalizando na data em que se faz memória do falecimento do Patriarca do Nordeste (20 de julho).  Mesas redondas, Celebrações Eucarísticas, Terço Mariano, Confissões, Apresentações Culturais, integram estes dias. De acordo com o coordenador de pastoral do Horto do Padre Cícero, o Salesiano Padre Francisco Ataíde, “é com imensa alegria que anunciamos a Romaria dos 90 anos de vida eterna do nosso querido Padre Cícero Romão Batista, que ocorrerá em Juazeiro do Norte. Esse é um momento especial para todos nós, devotos e romeiros, que nos reunimos para celebrar a fé, a devoção e o legado do Santo do Nordeste”, exclama o sacerdote. Padre Ataíde reforça ainda, que enquanto presença Salesiana na cidade de Juazeiro, durante esses cinco dias de Romaria, a programação será intensa de atividades religiosas e que isso também é “uma oportunidade única para renovar nossa fé, agradecer pelas graças alcançadas e pedir bênçãos para o futuro”, declara o Salesiano. A programação acontecerá de forma integrada, entre a Obra Salesiana de Juazeiro do Norte (Horto do Padre Cícero, Colégio Salesiano São João Bosco, Rádio Padre Cícero, Oratórios, Casa Museu do Padre Cícero e Paróquia Sagrado Coração de Jesus) e pode ser acessada através das redes sociais. Thaís Cândido

Instalação de Vitrais na Capela do Santíssimo Celebra a Beata Maria de Araújo

Na Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, localizada no Horto do Padre Cícero, iniciou-se a instalação dos vitrais da Capela do Santíssimo. A Beata Maria de Araújo, uma das figuras fundamentais na história de Juazeiro do Norte e do Padre Cícero, faz parte deste belíssimo vitral, que tem emocionado os fiéis e devotos que adentram a igreja. A instalação destes vitrais ocorre durante a Semana da Beata Maria de Araújo, proporcionando uma memória e homenagem significativa à nossa santinha de Juazeiro. Esta iniciativa não apenas enriquece o patrimônio artístico da igreja, mas também fortalece a devoção e a memória histórica de uma figura tão importante para a comunidade. Os vitrais, com suas cores vibrantes e detalhes intricados, capturam a essência da fé e da dedicação da Beata Maria de Araújo, trazendo um novo brilho à Capela do Santíssimo. Os fiéis que visitam a igreja agora têm a oportunidade de contemplar esta obra de arte que une tradição, fé e história de forma sublime. Significado e Impacto A inclusão da Beata Maria de Araújo nos vitrais é uma expressão de reconhecimento e gratidão por sua contribuição espiritual e histórica. Este projeto, além de sua beleza estética, representa um marco na preservação e celebração das raízes religiosas e culturais de Juazeiro do Norte. Com a conclusão da instalação, espera-se que mais fiéis sejam atraídos para a igreja, não apenas para admirar os vitrais, mas também para aprofundar sua fé com a história e a espiritualidade. A Capela do Santíssimo, agora adornada com estas magníficas obras de arte, se torna um espaço ainda mais sagrado e acolhedor para todos os que buscam um momento de reflexão e oração. Este projeto, realizado durante a semana dedicada à Beata Maria de Araújo, é uma homenagem justa e bela à sua memória, solidificando seu legado e inspirando futuras gerações de devotos. Agradecemos a contribuição dos queridos Devotos e Afilhados, assim como de nossos parceiros. Quer saber como você pode ajudar o Horto do Padre Cícero? Entre em contato conosco: (88) 99918-1356

Mais uma etapa sendo concluída: portas e vitrais da Igreja do Horto

Com grande alegria, a Igreja Senhor Bom Jesus do Horto, no Horto do Padre Cícero, iniciou a instalação do restante dos vitrais e portas, concluindo esta etapa tão importante na construção da Igreja.
 Os vitrais, que agora completam a série já existente, são verdadeiras obras de arte que narram histórias de fé e devoção, iluminando o interior da igreja com suas cores vibrantes e simbologia rica. As novas portas da igreja, recentemente instaladas, também representam um marco significativo neste projeto. Elas simbolizam a abertura e o acolhimento para todos que buscam um lugar de paz, oração e reflexão. A beleza e a qualidade das novas portas complementam perfeitamente os vitrais, criando um ambiente ainda mais inspirador e sagrado para os devotos.
 A realização deste projeto não seria possível sem a generosidade e o apoio constante dos Afilhados e Devotos do Padre Cícero. “Agradecemos de coração a cada um de vocês por suas generosas contribuições. Que Deus abençoe a todos”, é a expressão de cada um que fazem parte desta história.
 A conclusão dos vitrais e a instalação das novas portas não são apenas a conclusão de uma etapa, mas também um símbolo do espírito de colaboração e fé inabalável da comunidade e os seus devotos. À medida que as obras continuam a progredir, os devotos aguardam ansiosos pelo dia em que possamos concluir todo o complexo do Horto, um espaço ainda mais especial para expressar sua fé e devoção. Assista o vídeo que preparamos para você: Clique aqui 

Vigília de Pentecostes reúne fiéis na Igreja Senhor Bom Jesus do Horto

Nesta noite (18), a Igreja Senhor Bom Jesus do Horto celebrou uma emocionante vigília de Pentecostes. Reuniu fiéis em uma celebração marcada pela fé, renovação e profunda devoção.   A Vigília de Pentecostes, que é uma tradição católica para celebrar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, começou com momentos intensos de oração, seguidos por pregações inspiradoras. Os participantes foram conduzidos a uma reflexão profunda sobre a importância do Espírito Santo em suas vidas e na caminhada cristã. Além das orações e pregações, a noite também foi marcada pela adoração ao Santíssimo Sacramento, proporcionando aos fiéis uma oportunidade única de intimidade com Deus. A adoração trouxe um clima de paz e serenidade.   Um dos pontos altos da vigília foi a disponibilidade do sacramento da confissão. Os fiéis aproveitaram a oportunidade para realizarem a sua confissão, recebendo o perdão e renovando suas forças. Este momento de confissão foi essencial para muitos, que saíram da igreja com corações leves e cheios de esperança. A vigília de Pentecostes na Igreja Senhor Bom Jesus do Horto foi, sem dúvida, um evento marcante para a comunidade local. Os fiéis saíram fortalecidos na fé, prontos para enfrentar os desafios do dia a dia com mais esperança e confiança na ação do Espírito Santo. Sobre Pentecostes Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico cristão. Comemorada cinquenta dias após a Páscoa, a festa celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, marcando o nascimento da Igreja Cristã. É um momento de renovação espiritual e fortalecimento da fé para os cristãos em todo o mundo.

Emoção e Devoção: Celebrando o Dia das Mães no Horto do Padre Cícero

No último fim de semana, o Horto do Padre Cícero celebrou o Dia das Mães com uma programação repleta de emoção e devoção. No sábado, dia 11, as mães do Oratório Padre Cícero foram agraciadas com uma celebração especial, marcada por momentos de profunda gratidão e carinho, reconhecendo o papel fundamental que desempenham em nossas vidas. Já no domingo, dia 12, Dia das Mães, as homenagens seguiram durante as missas, dedicando lembranças não apenas às mães presentes, mas também às que já partiram, mantendo viva a chama de seu amor em nossas memórias e corações. Outro momento foi a benção das mães do comércio local, realizada no Horto do Padre Cícero. Nesse momento de comunhão e fé, as mães receberam essa benção especial, que certamente fortaleceu ainda mais sua fé. O Dia das Mães é mais do que uma simples data no calendário, é um momento para celebrar o dom da vida e o amor incondicional que as mães dedicam a seus filhos. Que essa celebração tenha sido capaz de renovar os laços familiares e fortalecer a fé de todas as mamães, reafirmando a importância desse amor que transcende todas as barreiras.

Rio Grande do Sul: a solidariedade concreta do Papa Francisco

“Fomos informados através da Nunciatura Apostólica de que o Santo Padre destinou um valor substancial, através da Esmolaria Apostólica, para auxílio dos desabrigados. Este valor foi em torno de 100 mil euros e será repassado para o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o regional que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível.” Essas são as palavras de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na manhã desta quinta-feira, 09 de maio, ao Vatican News. A preocupação do Papa Francisco Ao final do Regina Caeli do último domingo (05/05), o Pontífice já havia manifestado sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul: “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.” Proximidade que se transformou em uma ajuda concreta, conforme confirmado por dom Jaime Spengler. O valor doado pelo Papa Francisco, na moeda local do Brasil, ultrapassa os 500 mil reais, recurso que será gerido pelo Regional da CNBB Sul 3 e que será de grande ajuda ao povo gaúcho. Os últimos dados Em todo o estado, 425 municípios foram atingidos, com 107 mortes confirmadas até a manhã desta quinta-feira (09/05), além de 136 desaparecidos, 374 feridos, 164.583 desalojados e 67.542 pessoas em abrigos, 1.476.170 de atingidos. Esses números, que estão em constante atualização, refletem as inundações sem precedentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em meio a novos episódios de chuvas intensas e previsões de ventos fortes, juntamente com a chegada do frio. O Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, inundado pelas águas, permanece fechado até o dia 30 de maio. O trabalho extraordinário de tantos voluntários Dom Jaime relata que em Porto Alegre, capital do estado, “o nível das águas quase não baixou, e nas áreas baixas da cidade, as inundações continuam a subir”. No entanto, a solidariedade das pessoas tem sido de grande ajuda: “Visitei vários locais onde os desabrigados estão sendo acolhidos, e é verdadeiramente um trabalho extraordinário realizado por tantos voluntários, juntamente com as nossas comunidades. É um trabalho muito bonito.” O arcebispo descreve também que “na parte sul do estado, na região de Pelotas e Rio Grande, quase na fronteira com o Uruguai, estão enfrentando as consequências das águas que estão chegando àquela região”. Lá, eles tiveram tempo para se preparar para isso, completa o presidente da CNBB, “então, de alguma forma pode-se dizer que eles estão numa situação um pouco melhor, mas choveu muito naquela região, e isso certamente contribuirá para o sofrimento ainda maior daquela população”. Fonte: Vatican News

Sexta-feira Santa | Manhã movimentada no Horto do Padre Cícero

Na manhã desta Sexta-feira Santa (29), dia da Paixão do Senhor, o Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foi palco de uma grande movimentação de fiéis e devotos em busca de reflexão, oração e vivência espiritual. Desde as primeiras horas da manhã, o local foi tomado um forte clima de fé, com pessoas chegando para participar das diversas atividades programadas para o dia. Na tenda em frente ao Casarão, apresentação cultural com músicas religiosas envolvendo os presentes em um clima de devoção e recolhimento. Na Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto houve a récita do terço da misericórdia, momento de profunda oração e contemplação dos mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A grande movimentação de fiéis no Horto do Padre Cícero na Sexta-feira Santa demonstra a forte devoção e fé do povo juazeirense e diversos devotos que vem dos diversos Estados do Nordeste e Brasil, que busca vivenciar de forma intensa e significativa os momentos que antecedem a celebração da Páscoa. Para muitos, é um momento de renovação espiritual e de entrega a Deus, fortalecendo a comunidade e a relação de cada um com sua fé. O Horto do Padre Cícero, que já é um local de grande importância religiosa e histórica, se torna ainda mais significativo durante a Semana Santa, sendo um espaço de encontro, reflexão e oração para todos aqueles que desejam vivenciar de forma profunda o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Tenha acesso as fotos na íntegra: Clique aqui Texto e fotografia: S. Ronyelli Andrade, sdb  

Quinta-feira Santa | Comunidade reunida para celebrar a Missa da Ceia do Senhor

Na noite desta Quinta-feira Santa (28), nossa comunidade se reuniu na Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto para celebrar a Missa da Ceia do Senhor, um dos momentos mais significativos da Semana Santa. A celebração foi presidida pelo Padre Francisco Ataíde, sdb, que conduziu os fiéis em uma reflexão profunda sobre o gestode Jesus ao instituir a Eucaristia. Em sua homilia, Padre Francisco destacou a importância desse momento litúrgico, que marca a última ceia de Jesus com seus discípulos antes de sua paixão e morte. “Nesta noite, somos convidados a reviver o gesto de amor de Jesus ao partilhar o pão e o vinho com seus amigos mais próximos, instituindo assim o sacramento da Eucaristia, que nos alimenta espiritualmente e nos une como membros do corpo de Cristo”, afirmou o sacerdote. A celebração da Quinta-feira Santa também é marcada pelo rito do lava-pés, no qual o sacerdote lava os pés de alguns fiéis, relembrando o gesto de humildade e serviço de Jesus aos seus discípulos. Este gesto simbólico foi realizado por Padre Ataíde, que lavou os pés de doze fieis, representando os doze apóstolos. E para a surpresa de muitos, o sacerdote se dirigiu a assembleia e lavou os pés de mais três fieis, de maneira espontânea e humilde. Ao final da celebração, os fiéis saíram em silêncio, dando início ao período de vigília e oração que antecede a Sexta-feira Santa, dia da Paixão e Morte de Jesus. A Semana Santa continua sendo um momento de profunda espiritualidade e reflexão para os cristãos, convidando-os a viverem mais intensamente os mistérios da fé. Tenha acesso a todas as fotos na íntegra: Clique aqui Texto e fotografias: S. Ronyelli Andrade, sdb