Horto

Por: Francisco Mário / Assessoria de Comunicação do Horto.


O Casarão do Padre Cícero, uma das principais estruturas que compõem a Obra Salesiana Horto do Padre Cícero, está passando por manutenção/pintura. O espaço, também abriga uma capela e um museu e possui grande representatividade para os romeiros que peregrinam até a cidade de Juazeiro do Norte.

 

     O Casarão foi inaugurado no início do século XX, mas passou por diferentes etapas em sua construção. Segundo Francisca Edna, uma das responsáveis pelo Casarão, o espaço faz parte da história de Juazeiro e das romarias.


Edna, ressaltou que, além de local de meditação e descanso para o Padre Cícero, este Casarão, também foi espaço de moradia de um grupo de beatas (mulheres que viviam a serviço da oração e cuidados pastorais). Também, foi uma estrutura de grande significado na Sedição de Juazeiro (1914), além de ter abrigado iniciativas no campo da educação e ser local de referência no acolhimento a peregrinos/romeiros.


A Obra Salesiana Horto do Padre Cícero possui diferentes estruturas, entre elas, a Estátua do Padre Cícero, inaugurada em novembro de 1969, o Casarão do Padre Cícero (1907), a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, além de espaços comerciais, educativos e ambientais, como a trilha do Santo Sepulcro.