Na noite da última quarta-feira, 17 de julho, com início às 19h, aconteceu no auditório do Colégio Salesiano São João Bosco, em Juazeiro do Norte-CE, um encontro de integração entre membros do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e animadores dos oratórios salesianos desta cidade. O evento teve como objetivo promover o compartilhamento de experiências e estreitar vínculos entre as atividades do CSC e as ações desenvolvidas pelos oratórios.
Fabiana Evaristo, uma das organizadoras do encontro, relatou que existem seis oratórios salesianos em Juazeiro do Norte, localizados em diferentes bairros, que contam com o protagonismo dos animadores, em sua maioria voluntários. Esses oratórios interagem, de forma direta, com centenas de crianças e adolescentes da cidade e, como consequência, com as suas famílias.
Fabiana, que é supervisora do serviço social no CSC, ressaltou ainda que o encontro “foi uma iniciativa do CSC de Juazeiro, que buscou conhecer não só a realidade de cada oratório, mas também entender quais as realidades vivenciadas por cada animador. E, ao mesmo tempo, fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos animadores e incentivá-los a aperfeiçoar as suas práticas, em sintonia com o carisma salesiano e sua responsabilidade social”, disse Fabiana.
Como proposta prática dos membros do CSC, foram agendadas visitas aos oratórios, além da coleta de informações para compor um relatório/projeto a ser apresentado aos setores administrativos da Comunidade Salesiana local e da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil.
Sobre os oratórios salesianos
O padre Antônio Ribeiro, SDB, em uma publicação, ressaltou a importância dos oratórios para a missão salesiana. Segundo o sacerdote, “Para Dom Bosco o Oratório era uma experiência de atividade com uma única finalidade: evangelizar educando e educar evangelizando seus participantes, ou seja, conforme suas palavras: ‘formar bons cristãos e honestos cidadãos’. Tratava-se da promoção da educação informal através do esporte, da recreação, da música, do teatro, da dança, da boa convivência, das atividades religiosas. Tudo de forma muito familiar e criativa! Do jeito dos jovens! ”, disse o padre.
Por Francisco Mário
Setor de Comunicação e Marketing
CSC, Obra Salesiana de Juazeiro do Norte, CE.