Horto

Colônia de Férias 2025: Oratório Horto do Padre Cícero Promove Atividades Culturais e Pastorais para crianças e adolescentes

Durante os dias 13 a 18 de janeiro de 2025, acontecerá mais uma edição da Colônia de Férias do Oratório Horto do Padre Cícero. Uma iniciativa da Obra Salesiana que proporciona a centenas de crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciar, durante o recesso escolar, atividades de caráter cultural, de lazer e pastoral. Os encontros serão realizados no espaço do Oratório Horto Padre Cícero e contam com o apoio de 35 animadores voluntários.

Ao longo dos seis dias dias, serão realizadas oficinas variadas que atendem às diferentes faixas etárias e interesses de crianças com idades entre 6 e 16 anos. Algumas das atividades incluem: oficinas de artes que despertam a criatividade, pintura e desenho, futebol, vôlei, bijuteria, autocuidado/maquiagem e atividades de espiritualidade, como momentos de oração e reflexão.

As atividades desenvolvidas tem caráter cultural, de lazer e pastoral.

O tema deste ano é “O sonho que vos faz sonhar”, e o lema: “O seu amor fará germinar todas as sementes de bem presentes na terra” (Papa Francisco, Ângelus – 14/06/2015). A expectativa é de que cerca de 100 crianças e adolescentes da comunidade Colina do Horto se inscrevam para a Colônia de Férias.

O educador social Wesley Danilo, do setor social do Horto, destacou os objetivos desse momento para a comunidade: “A Colônia de Férias permite que o Horto se torne um espaço de acolhimento, alegria e aprendizado, onde as famílias e os participantes se sintam parte de uma grande comunidade. Esse vínculo fortalece a confiança e o sentimento de pertença, gerando impactos positivos duradouros na relação entre o Horto e os moradores locais.”

Esta é a 20ª edição das Colônias de Férias, uma tradição da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, realizada durante o mês de janeiro em várias localidades. A iniciativa reúne cerca de 1.000 animadores voluntários. Por meio desse projeto, os jovens desenvolvem o espírito voluntário e um maior comprometimento com suas comunidades locais. O grupo de voluntários é composto por moradores da localidade, incluindo todos os formandos salesianos do pós-noviciado da inspetoria, além de aspirantes e pré-noviços.

A expectativa é que participem cerca de 100 crianças e adolescentes da comunidade Colina do Horto.

Sobre a importância dessa iniciativa, Wesley relembra a pedagogia de São João Bosco para com as crianças e jovens “Essa iniciativa reflete o carisma de São João Bosco, que sempre priorizou a convivência saudável, a educação pelo afeto e a valorização do potencial de cada jovem. As atividades propostas durante a Colônia de Férias têm um papel significativo no desenvolvimento social e emocional dos participantes. Elas incentivam a convivência em grupo, o respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar em equipe. No aspecto espiritual, buscamos oferecer momentos de reflexão e vivência dos valores cristãos, que ajudam os jovens a encontrar sentido e propósito em suas vidas.”

O educador social Wesley Danilo durante a Colônia de Férias 2024.

O trabalho é realizado por todos com muito entusiasmo, com a intenção de tornar essa uma experiência enriquecedora e divertida. As ações são organizadas com o objetivo de oferecer uma experiência completa, que contribua para a formação no espírito salesiano de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”. As inscrições ainda estão abertas. Para participar, basta comparecer presencialmente ao Setor Social, localizado no Casarão Museu Horto do Padre Cícero.

Por: Rosa Ravena Alves

Setor de Comunicação Horto do Padre Cícero