Horto

Família Salesiana participa do encerramento da Festa de Nossa Senhora da Penha em Crato-CE

No último domingo, 1º de setembro, a Família Salesiana de Juazeiro do Norte-CE foi representada pelo Padre José Laércio de Lima Barbosa, SDB, no encerramento da tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Sé Catedral, do município e da Diocese de Crato-CE. Em 2024, a festa teve como tema “Com Maria, vigilantes na oração”, iniciando no dia 22 de agosto e culminando com a Solenidade de Nossa Senhora da Penha, em 1º de setembro. As celebrações, presididas na Sé Catedral, reuniram centenas de fiéis em momentos de profunda devoção.

Foto: Registro do encerramento da Festa de Nossa Senhora da Penha em Crato-CE. Imagem de reprodução.

O Padre Laércio Barbosa, SDB, participou da terceira e última celebração do dia, que foi presidida por Dom Francisco Edimilson, Bispo de Tianguá-CE. A celebração, que contou com a presença de sacerdotes, diáconos, seminaristas, autoridades civis e uma multidão de devotos, refletiu o espírito de oração proposto pelo tema do novenário deste ano.

Em sua homilia, Dom Edimilson destacou a importância da oração na vida do cristão, sublinhando o exemplo de Nossa Senhora como uma mulher orante. Ele afirmou: “Sem oração, é impossível ser discípulo de Cristo. Nossa Senhora foi uma mulher de oração? A resposta é, claro, sim. Encontramos em Maria Santíssima uma mulher sempre atenta à voz do Senhor. Quando o anjo visitou Nossa Senhora, dá a impressão de que ela estava recolhida em oração, pois é somente no recolhimento, no silêncio, na oração, que é possível escutar claramente a voz do Senhor.”

O bispo também enfatizou o papel dos pais na educação religiosa dos filhos, ensinando-os a rezar desde a infância. “Como é bonito ver os pais que juntam as mãozinhas das crianças para rezar, para ensinar as primeiras preces”, comentou Dom Edimilson.

Ao fim da Celebração Eucarística, ocorreu a entrada da imagem de Nossa Senhora da Penha e das joias, “símbolos da realeza”. A imagem foi preparada no andor e, em uma grande procissão, percorreu algumas das principais ruas da cidade. O encerramento da procissão foi marcado pela bênção do Santíssimo Sacramento, ministrada por Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo Diocesano de Crato.

Foto: Registro do encerramento da Festa de Nossa Senhora da Penha em Crato-CE. Imagem de reprodução. Fonte: @diocesedecrato por Haoni Caiena.

Em seus agradecimentos, Padre Wesley Barros, pároco e cura da Sé Catedral, expressou sua gratidão a todos os participantes e apoiadores que tornaram possível a realização da festa. Dom Magnus, ao encerrar as celebrações, refletiu: “Neste ano, a Igreja nos convida a rezar e a refletir sobre a oração. Estamos encerrando a nossa festa e iniciando a nossa missão. Todos nós, em nossa caminhada de fé, sempre tivemos a figura feminina que nos orientou, nos ensinou e nos mostrou o caminho da fé. Maria é o modelo desta mãe que nos ensina e que hoje nos diz que a festa não terminou; estamos apenas começando a nova missão de fazer tudo aquilo que Jesus nos pede e nos ensina.”

Para o Padre Laércio, SDB, a participação na Solenidade foi uma experiência de plena comunhão com a Diocese do Crato. Ele declarou: “Foi um momento de grande beleza e de significativa participação popular. Representando a comunidade salesiana de Juazeiro, zelamos pela nossa comunhão com a Igreja que servimos. Foi um privilégio estar presente nesta grande festa, coroada pela bênção do Santíssimo, ministrada pelo nosso bispo diocesano, Dom Magnus. Essas celebrações simbolizam, para nós, um momento de comunhão com a Igreja Particular do Crato.”

 

Por: Francisco Mário