Amanhã, 14 de junho, o Horto do Padre Cícero – obra da Inspetoria Salesiana Nordeste – vai se vestir de vermelho em apoio ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, em iniciativa promovida em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado.
A iluminação especial do Horto se soma a outras iniciativas realizadas pelo Hemoce em todo o estado, como parte de uma grande programação comemorativa para sensibilizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue abastecidos ao longo de todo o ano.
O Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue foi instituído pela Organização Mundial da Saúde em 2005 e é celebrado em 14 de junho, para homenagear os doadores e reforçar a necessidade de um suprimento de sangue seguro e constante.
Programação e serviços oferecidos:
Durante todo o mês, os postos de coleta do Hemoce em Fortaleza, Iguatu, Quixadá, Juazeiro do Norte e Sobral estão com programações especiais para acolher os doadores, incluindo:
- Atendimentos com música ao vivo, serviços de beleza e café da manhã especial;
- Apresentações culturais, máquinas de fotos e distribuição de brindes;
- Campanhas educativas sobre a doação segura.
Quem pode doar sangue?
- Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável);
Com peso acima de 50 kg e em boas condições de saúde; - Bem alimentadas e portando documento oficial com foto.
O agendamento pode ser feito pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br
Uma parceria pela vida
A adesão do Horto do Padre Cícero a essa mobilização estadual reafirma o compromisso da obra salesiana com a vida, a solidariedade e a cultura do cuidado. Ao iluminar sua fachada em vermelho, o Horto convida a comunidade a refletir sobre o valor de cada doação e incentiva os romeiros e visitantes a aderirem à campanha.
Por: Ravena Alves
Setor de Comunicação, Horto do padre Cícero