Horto

Olha lá, no alto do Horto: romeiros celebram os 181 anos do Servo de Deus Padre Cícero, na Colina do Horto

Chegou ao fim a 43ª Semana Padre Cícero, que reuniu centenas de romeiros em Juazeiro do Norte para celebrar os 181 anos de nascimento do Servo de Deus. O Horto do Padre Cícero foi tomado por uma atmosfera de devoção e alegria, com uma programação que destacou a fé e o legado do querido “Padim Ciço”.

Turma de romeiros da Diocese de Caruaru comemorando os 181 anos do Padre Cícero.

O Padre José Israel, da Diocese de Caruaru, liderou um grupo de romeiros animados, que vieram especialmente para as comemorações. Sua presença reforçou o espírito de fraternidade e peregrinação que marca o evento todos os anos, padre José conta que “ Viemos comemorar os 181 anos do nascimento do nosso Padrinho Cícero. Dar graças a Deus por esse patriarca do nordeste, esse grande profeta, propagador que foi Padre Cícero do Sagrado Coração de Jesus. Padre Cícero para nós Padres é este exemplo de amor e de fidelidade à Igreja.”

EMEI Senadora Alacoque Bezerra fez uma linda apresentação na praça da Estátua do Padre Cícero.

Durante a semana, o Horto recebeu a visita de diversas escolas da região, com projetos dedicados à vida e obra do sacerdote. Um dos destaques do roteiro foi o Casarão Museu Vivo, onde os estudantes puderam conferir cenas históricas encenadas e uma coleção de ex-votos deixados por devotos em agradecimento às graças alcançadas.  O diretor Elmo, da EMEI Senadora Alacoque Bezerra, de Juazeiro do Norte, falou um pouco do Projeto Padre Cícero desenvolvido com os alunos da escola: “Estamos aqui para a realização de um projeto que nasceu da SEDUC para toda a educação de Juazeiro. A importância para os alunos é conhecer a história do Padre Cícero, como se deu, qual a importância que ele tem para nós juazeirenses, para todo o Nordeste e o Brasil de uma forma geral. As crianças estudam no dia-a-dia, nas salas de aula, mas fazer essa visita é de grande relevância, porque conhece toda a história de quando o Padre Cícero atuava na nossa cidade.”

Durante a semana foi realizado Adoração ao Santíssimo e o Ofício da Imaculada.

A Pastoral do Horto manteve viva a tradição religiosa, com celebrações diárias da Santa Missa na Igreja Bom Jesus do Horto, às 8h e 9h30. Além disso, ao longo da semana, foi realizado Adoração ao Santíssimo e o Ofício da Imaculada, um momento de profunda devoção mariana. A Irmã Cristina, das Irmãs da Caridade de Jesus, ressaltou a importância desse momento: O Ofício da Imaculada é uma oração de louvor à Virgem Maria que defende a fé na sua pureza e sua Imaculada Conceição. E muitos santos e santas, mulheres e homens, rezaram esta oração anos atrás, e tempos atuais também. É um caminho de santificação e oração.

Missa solene pelo nascimento do Servo de Deus Padre Cícero Romão.

O último dia da programação, 24 de março, foi marcado por um momento de adoração e missa solene, reunindo fiéis em oração pelo Servo de Deus. Após as celebrações, veio a parte mais animada: um “Parabéns” emocionante puxado pelo cantor Jota Farias, seguido pelo corte do bolo em homenagem ao aniversário do Padre Cícero.

Tradicional corte do bolo no Horto do Padre Cícero reuniu devotos de Juazeiro e região.

Com uma programação que uniu espiritualidade, cultura e educação, a 43ª Semana Padre Cícero reafirmou o papel do Horto como um espaço de peregrinação, memória e celebração da identidade nordestina. E, como dizem os romeiros: “Viva Padim Ciço!”

Por: Rosa Ravena Alves

Setor de Comunicação – Horto do Padre Cícero