Chegou ao fim a 43ª Semana Padre Cícero, que reuniu centenas de romeiros em Juazeiro do Norte para celebrar os 181 anos de nascimento do Servo de Deus. O Horto do Padre Cícero foi tomado por uma atmosfera de devoção e alegria, com uma programação que destacou a fé e o legado do querido “Padim Ciço”.

O Padre José Israel, da Diocese de Caruaru, liderou um grupo de romeiros animados, que vieram especialmente para as comemorações. Sua presença reforçou o espírito de fraternidade e peregrinação que marca o evento todos os anos, padre José conta que “ Viemos comemorar os 181 anos do nascimento do nosso Padrinho Cícero. Dar graças a Deus por esse patriarca do nordeste, esse grande profeta, propagador que foi Padre Cícero do Sagrado Coração de Jesus. Padre Cícero para nós Padres é este exemplo de amor e de fidelidade à Igreja.”

Durante a semana, o Horto recebeu a visita de diversas escolas da região, com projetos dedicados à vida e obra do sacerdote. Um dos destaques do roteiro foi o Casarão Museu Vivo, onde os estudantes puderam conferir cenas históricas encenadas e uma coleção de ex-votos deixados por devotos em agradecimento às graças alcançadas. O diretor Elmo, da EMEI Senadora Alacoque Bezerra, de Juazeiro do Norte, falou um pouco do Projeto Padre Cícero desenvolvido com os alunos da escola: “Estamos aqui para a realização de um projeto que nasceu da SEDUC para toda a educação de Juazeiro. A importância para os alunos é conhecer a história do Padre Cícero, como se deu, qual a importância que ele tem para nós juazeirenses, para todo o Nordeste e o Brasil de uma forma geral. As crianças estudam no dia-a-dia, nas salas de aula, mas fazer essa visita é de grande relevância, porque conhece toda a história de quando o Padre Cícero atuava na nossa cidade.”

A Pastoral do Horto manteve viva a tradição religiosa, com celebrações diárias da Santa Missa na Igreja Bom Jesus do Horto, às 8h e 9h30. Além disso, ao longo da semana, foi realizado Adoração ao Santíssimo e o Ofício da Imaculada, um momento de profunda devoção mariana. A Irmã Cristina, das Irmãs da Caridade de Jesus, ressaltou a importância desse momento: “O Ofício da Imaculada é uma oração de louvor à Virgem Maria que defende a fé na sua pureza e sua Imaculada Conceição. E muitos santos e santas, mulheres e homens, rezaram esta oração anos atrás, e tempos atuais também. É um caminho de santificação e oração.“

O último dia da programação, 24 de março, foi marcado por um momento de adoração e missa solene, reunindo fiéis em oração pelo Servo de Deus. Após as celebrações, veio a parte mais animada: um “Parabéns” emocionante puxado pelo cantor Jota Farias, seguido pelo corte do bolo em homenagem ao aniversário do Padre Cícero.

Com uma programação que uniu espiritualidade, cultura e educação, a 43ª Semana Padre Cícero reafirmou o papel do Horto como um espaço de peregrinação, memória e celebração da identidade nordestina. E, como dizem os romeiros: “Viva Padim Ciço!”
Por: Rosa Ravena Alves
Setor de Comunicação – Horto do Padre Cícero