Horto

Horto

Afilhados do Padre Cícero

Afilhados do Padre Cícero

Por Paulo Thiago de Souza Brito.
Foto: Wilson Firmo
Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Emoção, alegria e inúmeras representações do carisma salesiano do Nordeste e do Brasil tomaram conta do Santuário Basílica Nossa Senhora Auxiliadora na tarde desta sexta-feira, 07 de janeiro, em Jaboatão dos Guararapes, PE.

Após alguns meses de ansiedade para religiosos e leigos sobre a quem o Reitor-Mor, o padre Ángel Fernández Artime, faria o convite para ser o superior dos Salesianos do Nordeste, o tão aguardado dia chegou – a nomeação do Padre Inácio Vieira Júnior, notícia recebida com muito entusiasmo nas presenças salesianas do Nordeste.

A posse, que aconteceu numa solene Celebração Eucarística, foi presidida pelo Pe. Natale Vitale, superior da Inspetoria de Belo Horizonte, com a participação do Inspetor cessante, Pe. Nivaldo Pessinatti, que acolheu o Pe. Inácio com uma emocionante mensagem. Agradecendo pelos seis anos de caminhada no Nordeste, o Pe. Pessinatti fez uma retrospectiva, em ação de graças, dos principais momentos de sua atuação na Inspetoria.

Em nome da família salesiana, a Ir. Adriana Gomes, Inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora no Nordeste, realizou seu discurso de acolhida e agradecimento ao Padre Francisco Inácio.

Pe. Pessinatti ao NH declarou: “Este é um momento muito especial em minha e na vida da Inspetoria. Para mim é um momento de revisão, de avaliação, de reflexão desses 6 anos que passaram de forma fulminante deste serviço que me foi passado pela Congregação e pela Igreja. Uma avaliação é onde encontramos, sim, lacunas, encontramos erros, mas encontramos, principalmente uma grande gama de acertos e oferecimento do melhor que tínhamos. E tenho consciência, também, de que isso foi feito de forma muito coletiva, pois contamos com os irmãos, leigos, leigas e profissionais que nos ajudaram a realizar este importante projeto da nossa Inspetoria. Por aqui, hoje, encontramos representantes de toda a inspetoria, não só fisicamente, como espiritualmente. E este ambiente significa um local muito sagrado, onde encontram nossos falecidos, nossa Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, os inícios da presença salesiana aqui no Nordeste. E neste dia, em que o padre Inácio assume esse serviço de animação e governo da inspetoria, é, também, para nós todos, um motivo de alegria, de orgulho e de apoio a este serviço”.

Após a posse, momentos emocionantes de reencontros, fotos com o novo inspetor e um animado jantar partilhado.

Além das rádios salesianas FM Dom Bosco de Fortaleza, FM Padre Cícero de Juazeiro do Norte, Rádio Amanhecer online, a celebração foi transmitida pelo canal do YouTube Salesianos Nordeste. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=bW8V1KNE-bc

Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior
Nasceu em 25 de dezembro de 1980, em Juazeiro do Norte, CE.
-Aspirante em Matriz de Camaragibe, AL, 2000.
-Pré-noviço em Recife-Bongi-Escola Dom Bosco, 2001.
-Noviço em Jaboatão-Colônia, 2002.
-Pós-noviço em Recife-Bongi-INSAF, 2003-2004.
-Assistente dos pré-noviços em Recife-Bongi-Escola Dom Bosco, 2005-2006.
-Estudante de Teologia em São Paulo-Lapa, 2007-2010.
-Mestrando em Liturgia, Roma-Testaccio, 2011-2014.
-Formador, professor e coordenador do curso de Teologia da UNISAL, em São Paulo-Lapa, 2015-2018.