A celebração incentivada pelo Padre Cícero Romão continua atual e é celebrada em várias casas de todo o nordeste.
Aconteceu nesta quinta-feira (19) a Renovação ao Sagrado Coração de Jesus no Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. A celebração foi realizada no Casarão do Horto do Padre Cícero e reuniu fieis que, com fervor e devoção, celebram o amor ao coração de Cristo.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus remonta aos primórdios da devoção cristã e tem sido uma prática importante em muitas casas e igrejas do Nordeste. Incentivada pelo Servo de Deus Padre Cícero Romão, este é um dos marcos da religiosidade popular, mantendo-se viva ao longo dos anos. Novamente, quem celebra a Renovação é o Padre Francisco Ataíde, conversamos com ele a respeito dessa prática religiosa popular e como Padre Cícero Romão instituiu essa tradição para o povo nordestino: “Ele foi um dos principais responsáveis por trazer e renovar essa devoção em Juazeiro, consagrando as famílias e o trabalho ao coração de Jesus de uma maneira acessível e simples. Após sua visita a Roma, dedicou um espaço em sua casa ao coração de Jesus”. Anualmente o Horto realiza essa festividade em que a comunidade e romeiros consagram-se através desse ritual sagrado instituído por Padre Cícero. Durante a festa deste ano, reuniu romeiros e fieis que visitam a cidade durante o final de ano.

O Padre Francisco Ataíde também contou sobre a importância dessa celebração de devoção que tem como objetivo reunir as famílias, promovendo união, fraternidade e solidariedade. Essa prática não se limita apenas às famílias, mas também se estende aos vizinhos, parentes e amigos, criando um momento significativo de renovação da consagração ao Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, “Simbolizando a importância dessa devoção em sua vida e em sua missão pastoral. Hoje, essa devoção é planejada para várias famílias e comunidades, não só em Juazeiro, mas em todo o Brasil.” nos fala Padre Ataíde.

A crença das pessoas e o incentivo de Padre Cícero tornou a participação dos leigos na celebração dessa devoção, mesmo na ausência de um padre. A renovação foi sendo adaptada por diferentes comunidades, algumas contam com grandes festas com bolos, salgados, fogos de artifícios e até mesmo a presença de sanfoneiros para animar os convidados. Muitos que praticam essa celebração fazem promessas a diferentes Santos, por isso ao longo do ano em datas que os homenageiam você pode encontrar famílias comemorando suas graças alcançadas.
Setor de Comunicação Horto do Padre Cícero